Amigos de Artes na Passarela

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Xícaras, chávenas, canecas...

Uma chávena ou xícara é um pequeno recipiente em forma de taça com uma pega ou alça que a permite sustentar com o polegar e um ou dois dedos. Geralmente, são feitas de cerâmica, porcelana principalmente, mas também se podem encontrar chávenas de vidro
Destina-se a servir bebidas como chá, café, leite, chocolate, entre outras, sendo que existem formatos e medidas apropriadas para cada tipo de bebida. Por exemplo, as chávenas de café são menores que as de chá. No entanto, não existe nenhum padrão estabelecido para essas medidas ou formatos. 
Há vários tipos de xícaras e específicas para cada ocasião ou tipo de bebida.

  • Café - Menor em capacidade do que a do chá, com tamanho suficiente para acondicionar um "gole" de café, ou a quantidade suficiente para ser degustada sem queimar a boca.
  • Chá - Maior do que a do café em média 200 ml, serve para ser servida em mesas acompanhadas normalmente de torradas a estilo americano, com um acompanhamento, frio por exemplo ou britânico a torrada em si e o chá preto inglês.
  • Chocolate - Apesar de similar ao do chá em volume é maior e o diâmetro é levemente maior.
  • Eventos especiais, como o festival do chá no Japão, não possuem abas ou asas e são circulares, devem ser pegadas com dois dedos no máximo de cada mão e levado suavemente à boca, após um ritual.

E você usa a chávena correta ou prefere tomar café na caneca?

Fonte do Texto e das fotos: Busca no Google.

Nenhum comentário: