Visitantes

Amigos de Artes na Passarela

sábado, 21 de março de 2015

Tapete Melancia

Meu tapete  melancia tem a forma retangular, diferente de outros modelos que vejo por aí redondos, ovais, meia-lua. Mas afinal de contas melancia deixou de ser uma fruta oval, temos agora melancia quadrada, tá certo que não foi exatamente a natureza que provocou essa modificação no formato.
 
melancia quadrada tem suas origens há cerca de 30 anos, com o bom êxito obtido por alguns agricultores do Japão. Mas sua divulgação veio há aproximadamente 9 anos, com a ideia de produção e importação quando observou-se que muitos lugares do Japão não comercializavam melancias por não terem espaço para armazená-las, por serem enormes e redondas.
Para obter a forma quadrada da melancia, os frutos em fase de crescimento, ainda plantados, são colocados em fôrmas quadradas de vidro, sendo forçados a crescerem e tomarem essa forma. Porém na busca do aperfeiçoamento a melancia quadrada perdeu seu sabor doce, e devido a isso o produto tem mais uma finalidade decorativa, pois pode ser conservada durante aproximadamente um ano e meio.
A melancia quadrada passou a ser  produzida no Brasil  no interior do Ceará, só que  ainda não pode ser encontrada no comércio brasileiro, pois a produção é toda voltada para o mercado internacional.

 Fonte das imagens e texto: google e wikipedia

Nenhum comentário: