Os primeiros descansos para copos foram chamados de bolachas, que são pequenos suportes geralmente feitos em forma de discos de papelão, que servem para apoiar copos e garrafas, impedindo que a água condensada ao redor deles eventualmente manche as mesas de madeira. O nome "bolacha" é uma referência direta ao formato comum desses suportes, que remete a uma bolacha; no Brasil são chamadas de modo mais específico como bolachas de chopp.
A história dos Porta Copos ou Bolachas de Chopp vem do século XIX. Os primeiros registros sobre o tema apontam que, em torno de 1880, na cidade alemã de Weisenbach, já apareceram as primeiras peças já em cartão grosso, produzidas artesanalmente bem parecidas com o que utilizamos hoje para evitar que derramasse nas mesas a espuma das enormes canecas de cerveja que eram usadas na época.
A utilidade dos descanso para copos continua a mesma, o que mudou ao longo do tempo é que não ficou só no padrão, há inúmeros suportes com dimensões e formatos próprios, enriquecendo o visual das peças e servindo como item decorativo , assim como uma infinidade de materiais utilizados de forma artesanal. Neste post mostro um conjunto de descanso para copos confeccionados em crochê com fios de algodão.
Um comentário:
Oi Ivana, esse modelo dos descansos ou bolechas está lindo. Gostei da explicação sobre a origem. Sou uma viciada em história e sempre gosto de saber os detalhes das coisas. Bjs
Joana
Postar um comentário