Amigos de Artes na Passarela

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Descanso para copos de crochê

Os primeiros descansos para copos foram chamados de bolachas, que são pequenos suportes geralmente feitos em forma de discos de papelão, que servem para apoiar copos e garrafas, impedindo que a água condensada ao redor deles eventualmente manche as mesas de madeira. O nome "bolacha" é uma referência direta ao formato comum desses suportes, que remete a uma bolacha; no Brasil são chamadas de modo mais específico como bolachas de chopp.
 A história dos Porta Copos ou Bolachas de Chopp vem do século XIX. Os primeiros registros sobre o tema apontam que, em torno de 1880, na cidade alemã de Weisenbach, já apareceram as primeiras peças já em cartão grosso, produzidas artesanalmente bem parecidas com o que utilizamos hoje para evitar que derramasse nas mesas a espuma das enormes canecas de cerveja que eram usadas na época.

A utilidade dos descanso para copos continua a mesma, o que mudou ao longo do tempo é que não ficou só no padrão, há inúmeros suportes com dimensões e formatos próprios, enriquecendo o visual das peças e servindo como item decorativo , assim como uma infinidade de materiais utilizados de forma artesanal. Neste post mostro um conjunto de descanso para copos confeccionados em crochê com fios de algodão.