Amigos de Artes na Passarela

sábado, 29 de novembro de 2014

Toalha de bandeja amarela

Mais uma toalha de bandeja como sugestão de presente e lembranças de Natal.
Essa peça foi confeccionada com fio de espessura média.
A técnica utilizada para o motivo central foi o Crochê filé. Após foi feito um barrado até atingir o tamanho adequado para a toalha.
Os efeitos conseguidos pelo crochê file baseiam-se na técnica de alternar quadrados cheios com quadrados vazados. Para isso podemos trabalhar sobre papel quadriculado, como aqueles usados para bordar ponto cruz. Cada quadrado marcado com um “X” é um quadro cheio (que equivalem a 4 pontos altos) e os quadrados vazios são os espaços vazados. 
Como no crochê normal o file é executado em carreiras de idas e votas, sendo que todas vêm assinaladas no gráfico. Portanto, a leitura do motivo deve ser feita alternadamente  da direita para a esquerda e vice versa, ou seja: o trabalho é iniciado pelo canto inferior, no lado direito do gráfico. No final de cada carreira vira-se o trabalho como de costume, mas a carreira seguinte do gráfico deverá ser lida da esquerda para a direita. Na terceira carreira retoma-se a leitura do gráfico da direita para a esquerda e assim sucessivamente, sempre alternando.




Nenhum comentário: